Quem somos

A empresa

A Saude@Home é uma marca registada da empresa Referência Célebre, Lda. tendo sido constituída em 2017. É uma start-up de capital exclusivamente português e a sua sede está inserida no Parque do Alentejo de Ciência e Tecnologia de Évora, tendo como parceiros a Universidade de Évora.

O Panorama da Saúde está a mudar

Um dos grandes desafios do futuro é a melhoria da Saúde das Populações. Por todo o mundo investigadores estão focados no desenvolvimento de tecnologia inteligente que possa proporcionar um atendimento ágil, adequado e eficaz.

A medicina por telemonitorização, a sala de espera virtual e o processo clínico digital, são os paradigmas do futuro, sendo neste momento necessário repensar os métodos tradicionais e prepararmo-nos para um futuro cada vez mais digital. Brevemente os ambientes hospitalares serão exclusivos para grandes cirurgias, terapias intensivas, gestão de traumas e de outras condições agudas. Outros tratamentos médicos, procedimentos menores, serviços ambulatoriais, de diagnóstico e medicina preventiva, estarão disponíveis em centros ambulatórios estrategicamente localizados e até nas casas ou locais onde os pacientes se encontrem, como por exemplo, Habitação, Lares, Centros de Dia, entre outros. O recurso à telemonitorização com base em dispositivos para monitorização de diversos sinais vitais permite às equipas de saúde um acompanhamento continuo do estado de saúde dos pacientes, intervindo sempre que aja necessidade.

No futuramente o ponto fulcral não será o que a tecnologia e as ferramentas digitais podem fazer, mas sim o que os profissionais de saúde não precisarão mais de fazer. Com a “ajuda” da tecnologia e das ferramentas digitais, os profissionais de saúde vão ganhar tempo e poderão concentrar-se na prestação de cuidados, quer presencial quer à distância, otimizando os níveis de desempenho e os resultados em saúde.

A tecnologia já está a revolucionar os cuidados de saúde, no futuro os diagnósticos vão ser mais rápidos e feitos por computadores e os médicos irão tornar-se superespecialistas e observar os doentes à distância. Já os utentes vão passar menos tempos nos hospitais, sendo clinicamente acompanhados no conforto das suas casas (a chamada hospitalização domiciliária).

Neste sentido, pretendemos desenvolver e massificar a telemonitorização, tornando-a acessível a todas as Pessoas, independentemente do seu estrato social e económico e integrar os dados de saúde individuais no sistema nacional de saúde. Ao desenvolver a monitorização das Pessoas, tal permite atuar preventivamente sobre a doença, antecipando-a e assim poder evitá-la em ambiente virtual ou tratá-la em hospital de ambulatório/clinica, tudo dentro dos timings adequados da doença e optimizando os recursos necessários ao tratamento.

Áreas de intervenção Prioritárias

Hospitalização Domiciliária; Gestão de listas de espera com base em critérios clínicos; Pré e Pós operatório hospitalar; Cardiologia; Oncologia; Urgência; Cirurgia bariátrica; Unidades de Cuidados Continuados e Estruturas Residenciais; Gestão da doença crónica; Controlo de medicação e adesão à terapêutica; Acompanhamento do estado de saúde de familiares e Gestão da saúde individual.

Porque a saúde monitoriza-se e nós temos a solução

A Equipa

Fotografia de Carlos Gomes

Carlos Gomes

Sócio-fundador

Licenciado em Organização e Gestão de Empresas pelo ISCTE e pós-graduado em Saúde pela AESE e ISCSP, desempenhei cargos de gestão na área pública e privada, tais como o Hospital da Cruz Vermelha Portuguesa, Unimed, empresa da indústria de panificação biológica e mais recentemente como Vogal do CA do Hospital do Espírito Santo de Évora. Atualmente sou sócio-gerente de duas sociedades nas áreas da telemonitorização clínica e consultoria económica e financeira.

Ligação a LinkedIn
Fotografia de Francisco Duarte

Francisco Duarte

Sócio-fundador

MBA de gestão de empresas pela Universidade Nova de Lisboa em 1995, licenciado em Engenharia Mecânica pelo instituto Superior Técnico de Lisboa (IST) em 1987. É actualmente CEO da Mobilwave – Tecnologias de Informação SA, desde 2004, tendo desempenhado cargos de gestão na CAP GEMINI PORTUGAL, com competências nas áreas de produção e comerciais, foi Director Comercial na GESLOGICA,- Tecnologias de Informação SA, e assumiu outras funções profissionais na NISOFT - Information Technologies SA e União de Bancos Portugueses (UBP).

Ligação a LinkedIn
Fotografia de Rita Jossim

Rita Jossim

Gestora de projeto

Rita Jossim, licenciada em Cardiopneumologia pela Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa, trabalhei a nível Hospitalar e ao nível da Saúde Ocupacional e neste momento sou Gestora de Projetos de Telemonitorização. A nível profissional a saúde e as novas tecnologias são as minhas duas paixões e a Saude@Home permite-me desenvolver as duas e contribuir para a melhoria da saúde e da qualidade de vida dos cidadãos.

Ligação a LinkedIn